Ordem e desordem do pícaro ( Memórias de um Sargento de Milícias )
O próprio pícaro narra suas aventuras, o que fecha a visão da realidade em torno do seu ângulo restrito, e esta voz na primeira pessoa é um dos encantos para o leitor, transmitindo uma falsa candura que o autor cria habilmente e já é recurso psicológico de caracterização.
Na origem o pícaro é ingênuo, a brutalidade da vida é o que aos poucos vai tornando esperto e sem escrúpulos, quase como defesa.
Este aspecto é encontrado principalmente em Leonardo Filho, é o principal ponto onde é encontrado esse plano da ordem e da desordem, onde o personagem transita entre o bem e o mal.
- Personagens ligadas ao plano da ordem: Dona Maria, o Compadre barbeiro e a Comadre parteira — só para citar os mais relevantes — são personagens que respeitam a ordem vigente, isto é, possuem alguma ocupação e, de maneira geral, respeitam a lei. A personagem mais expressiva desse plano é o Major Vidigal, que persegue os vadios, os bêbados, os briguentos e os festeiros, ou seja, faz valer a ordem;
- Personagens ligadas ao plano da desordem : a cigana, o Chico Juca, todos os que fazem parte do ritual da Fortuna, o Teotônio, piadista perseguido por Major Vidigal, que acaba se safando com a ajuda de Leonardo, e outros que de alguma forma estão à margem da ordem.